HOT END

Search Knowledge Base by Keyword

< Voltar

Vamos detalhar as peças que compõem o hotend.

Em primeiro lugar há o tubo de alimentação de filamento.

Este tubo é simplesmente um tubo de PTFE (teflon) operando a partir da parte fria.

Em uma extrusora das impressora da Promaq3D (tipo Bowden), este tubo de alimentação insere o filamento diretamente em uma peça chamada “pescoço” ou “quebra-calor” Este pescoço feito de aço inoxidável, por sua vez, esta inserido dentro do dissipador de calor. O objetivo do “quebra-calor” permite que o filamento passe livremente no bico para extrusão. É nele que o filamento começa a mudança de fase.

Como as altas temperaturas estão em jogo aqui e estamos lidando com precisão e um material que se transforma em líquido, o gerenciamento da temperatura é crucial. A quebra de calor, em combinação com o dissipador de calor, cria um limite específico te temperatura em seu interior fazendo com que haja uma correta fluencia do material em seu interior.

(!) Observe que para um bom funcionamento da impressora o “quebra-calor” deve estar frio na parte superior e quente na parte inferior. Se a temperatura por algum motivo subir para a área do dissipador podera haver entupimento irreversível do quebra-calor. Este entupimento só pode ser removido com ferramental apropriado.

O dissipador de calor é resfriado por ventilador dedicado, nas impressoras da Promaq3D o ventilador dedicado também realiza um pequeno sopro na peça para acelerar a solidificação do material e evitar empenamento das estremidades.

A parte inferior da quebra-calor fica dentro de um bloco de aquecimento, junto com um cartucho aquecedor, termistor  e Bico.

Normalmente construído a partir de alumínio, o bloco do aquecedor assegura uma transição uniforme para o filamento a partir da extremidade aberta do tubo de quebra-calor, para o bico.

A temperatura para derreter o filamento vem do cartucho aquecedor. Sob uma corrente elétrica, o cartucho do aquecedor fica quente, transferindo calor para o bocal através do bloco do aquecedor em que ambos estão encaixados. O controle da temperatura do cartucho aquecedor é feito pela medição realizada por um termistor no bloco aquecedor. O termistor mede a temperatura e envia um sinal para a placa de controle que liga ou desliga o cartucho aquecedor.

Por fim, nno final deste sistema, há o Bico. Uma ponta de metal usinado (comumente latão). O bico em si consiste de uma câmara – onde o filamento fundido reside – que se afunila na abertura do bocal.

Essa abertura é um diâmetro preciso a maioria das impressoras 3D vêm com bicos de 0,4 ou 0,5 mm como padrão, mas há muitos outros tamanhos disponíveis.

Atualizado em: outubro 15, 2018