Tolerância Dimensional das peças Impressas em 3D (FDM)

Search Knowledge Base by Keyword

< Voltar

Uma pergunta fundamental em relação a peças impressas em 3D diz respeito a sua tolerância dimensional. Em Todos os casos e tecnologias há dois fatores que mais determina sua qualidade dimensonal:

Design – A precisão da peça impressa vai depender muito do design. Como variações no resfriamento resultam em tensões internas estas dependem da geometria da peça e diferentes geometrias favorecem a expansão ou o encolhimento de uma parte ou de outra. Além da geometria, a forma como uma peça é Fatiada resulta diferentes condições de variações. Uma peça completamente preenchida tem um comportamento diferente de uma peça oca, por exemplo.

É bom ter sempre em mente que: À medida que diferentes áreas da peça resfriam a diferentes taxas, o estresse interno faz com que a impressão se deforme, levando a deformação ou encolhimento

Materiais – Os materiais utilizados na impressão 3D tem diferentes propriedas físicas que acarretam diferentes contrações e variações dimensionais.

Variáveis ​​de precisão

Para ajudar a quantificar a precisão de uma peça impressa em 3D, podemos considerar.

Precisão dimensional
i. Procure com os fabricantes de matéria prima a precisão esperada de seus materiais. Filamentos com variação do diâmetro vão escalar esta variação para as peças impressas.
ii. A calibração da máquina e ajustes finos garantem também a precisão dimensional.
iii. Mantenha um padrão de fatiamento, assim as peças sempre sairão no mesmo padrão facilitando a identificação de problemas.
iv. Teste, ajuste, teste ajuste, nas impressoras 3D todas as variáveis importam, desde a interferência do pigmento do filamento até a o fatiador usado para gerar a peça influenciam na qualidade final.


Entortar ou encolher
i. .Há sempre a probabilidade de uma peça ficar deformada ou encolher durante o estágio de impressão. Isso depende muito do design, no entanto, alguns processos produzem peças que correm mais risco de distorção ou encolhimento. Esteja atento a tudo.


Requisitos de suporte
i. para muitas tecnologias de impressão 3D, a quantidade de suporte usada determinará a precisão com que uma superfície ou um recurso será impresso. A desvantagem disso é que o suporte afeta o acabamento da superfície de uma peça, neste caso apenas a tentativa e erro ou a experiência pode gerar o bom-senso necessário para se produzir uma peça.

Parâmetros importantes:


Tolerância dimensional
± 0,5%

Encolhimento / deformação
Os termoplásticos que exigem uma temperatura de impressão mais alta correm mais riscos.

A contração geralmente ocorre na faixa de 0,2 a 1%, dependendo do material.
SuportesNecessários onde houver partes suspensas com ângulo superior a 45º

Atualizado em: maio 02, 2019